Jogos Abertos do Interior: a Olimpíada Caipira

Jogos Abertos do Interior: a Olimpíada Caipira

Números de atletas superam Olimpíadas do Rio-2016

São Carlos se prepara para receber o maior evento esportivo da América Latina: os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”. A competição acontece entre 14 e 24 de novembro e impressiona pelas previsões numéricas. São aproximadamente 15 mil atletas divididos em 1.828 equipes, em torno de 560 árbitros, quase 950 partidas de esportes coletivos, 26 modalidades esportivas, 40 locais de provas, 69 escolas municipais e estaduais para alojamento, outros 3 alojamentos coletivos e a participação confirmada de 218 municípios do Estado de São Paulo.

“É uma oportunidade única para São Carlos. Receberemos mais atletas do que o Rio de Janeiro recebeu durante as Olimpíadas (11.400 atletas, de 205 países). Estaremos com os melhores atletas do Brasil, medalhistas em várias modalidades, são aproximadamente 16 mil competidores de 218 municípios, fomentando o esporte na cidade”, afirmou Edson Ferraz, secretário de Esportes e Lazer.

Essa é a terceira vez que a cidade sedia os Jogos Abertos do Interior. A primeira foi cinco anos após a criação da competição. “A primeira edição dos Jogos Abertos do Interior foram realizadas em 1936, em Monte Alto, na época, os jogos já eram chamados de “Olimpíada Caipira”. Em 1940, sediamos a edição de número 5, a cidade de Santos foi campeã. Mas a grande contribuição para a história da cidade foi a realização dos Jogos de 1957, porque ele coincide com a comemoração do centenário da cidade. A abertura dos Jogos aconteceu junto com o desfile de comemoração do aniversário da cidade com a presença do presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek e do governador do estado, Jânio Quadros. Esse evento marcou não só a parte esportiva, mas a parte política do município”, contou a historiadora da Fundação Pró-Memória, Vanessa Dias.

Em 2007, o município se apresentou como candidato a cidade-sede, mas perdeu para Praia Grande. Depois do sucesso dos Jogos Regionais em 2018 e a desistência de Rio Claro, a administração resolveu pleitear a realização dos 82º Jogos. “Depois de 61 anos de espera, chegou a hora de a cidade ser novamente a “capital do esporte”. São Carlos faz parte da história dos Jogos Abertos, faremos o melhor para perpetuar essa história. A cidade só tem a ganhar. É o esporte mais uma vez projetando o nome de São Carlos nacionalmente”, afirmou Edson Ferraz.

Economicamente, os Jogos movimentam toda a rede de serviços. “As delegações são responsáveis pela estrutura de suas equipes e contratam aqui a maioria dos serviços. Assim, movimentam comércio, bares, restaurantes, transporte. Além do ganho econômico, tem o esportivo que um evento desse porte traz para cidade. Sediar os Jogos Abertos é receber na sua casa o que há de melhor do esporte do Estado de São Paulo. Receberemos os maiores e melhores atletas das mais diversas modalidades e essa é uma oportunidade para nós que vivemos do esporte, mas também para a população que terá a chance de conhecer de perto esses atletas”, afirmou Fabiano Lourenço, diretor de Esporte de Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer e chefe do Comitê Organizador dos Jogos Abertos.

Para quem trabalha com esporte, sediar os Jogos Abertos é abrir portas para o horizonte do esporte. “Em 1998, eu tinha 14 anos, frequentava uma escolinha de esporte e fui participar dos Jogos Abertos, em Araçatuba. Eu estava na quadra e de repente vi passando vários atletas que eu só tinha visto na TV. No dia seguinte, eu joguei com atletas olímpicos e soube que era possível chegar perto deles. Quando eu vejo a possibilidade disso acontecer aqui em São Carlos, eu volto a ter 14 aos e tenho a certeza de quão maravilhoso foi aquela experiência na minha vida. Foi ali que eu escolhi o meu futuro”, contou Antônio Carlos Rodrigues da Costa, técnico do Handebol Feminino.

“Sediar o 82º Jogos Abertos do Interior é um orgulho para a cidade e a Prefeitura de São Carlos fará todo o esforço necessário para o sucesso deles e assim, contribuirá para difundir os valores de cidadania, saúde, cooperação, disciplina, solidariedade e superação a partir do esporte”, conclui o prefeito Airton Garcia.

 


Content discovery, curation tools and sites buy paper of justbuyessay.com view more lists from shirley williams follow us on twitter, facebook , google plus, pinterest.

Fotos